quinta-feira, 30 de junho de 2011

Cachoeira prepara a maior fogueira do Brasil

O mês de junho é conhecido pelas tradicionais festas juninas, bandeirinhas, quadrilhas, comidas típicas e é claro que pela ‘Festa de São Pedro’ em Cachoeira de Minas. A festa que acontece nos dias 1 e 2 desse mês é reconhecida nacionalmente, pelo grande número de visitas e por apresentar a maior fogueira a lenha do Brasil.


A história da ‘Fogueira de São Pedro’ vem de longe. Teve início em meados da década de 60 e é uma manifestação que representa a cultura, o folclore e a religiosidade do município.

Os preparativos para essa grande festa já começaram. Os varões de sustentação da fogueira já estão fixados e o local já foi isolado.

Nesse sábado dia 18 de junho, haverá um mutirão de carros de boi levando lenha para o enchimento da fogueira.

As comemoração na terra da fogueira de São Pedro começa oficialmente no dia 1º de julho sexta-feira, à partir das 20:00h, com encontro de quadrilhas. Às 21:30h, show com a banda revelação do sul de minas, Leandro e Mailson. No dia dois, uma das novidades desse ano é a ‘Feira Regional de Artesanato', que acontecerá durante todo o sábado dia dois de julho na Praça da Bandeira. Às 19:00h missa em louvor a São Pedro na igreja Matriz, seguida de procissão até o pátio da fogueira, acompanhada pela Sociedade Musical Eduardo Tenório. Às 21:30h, show com a dupla Celso e Juliano. Logo após, o show mais esperado com a dupla sertaneja Pedro e Thiago ás 00:00h. Após o show e a queima da fogueira a festa não para e as centenas de pessoas ficam com o som do DJ Carioca a partir das 2:00h.

Fabio Leme, encarregado de Cultura e Turismo diz que a expectativa é que um número maior de visitantes compareça na festa esse ano.

Pátio da Fogueira

No que depender do projeto arquitetônico do pátio da fogueira de São Pedro apresentado no dia 20 de abril arquiteta Cláudia Cunha as próximas edições da festa será em grande estilo.

A ideia central além de valorizar o evento é disponibilizar a população um local para atividades recreativas, prática de esportes, eventos entre outros, durante o ano todo.

O local terá um palco de aproximadamente 18metros, playground, praça, arquibancada para 2 mil pessoas, sanitários e quiosques. Tudo pensado na referência da fogueira.

A prefeitura de Cachoeira conta com o apoio do Circuito Serras Verdes e do SEBRAE na busca de recursos para a concretização do projeto.

1 comentários:

Festas de Carros de Boi disse...

Lançamento de “Festas de Carros de Boi”

Foi lançado o livro “Festas de Carros de Boi” (versão digital) que está disponível nas principais livrarias.

Convidamos você para dar uma olhada em um dos sites das livrarias abaixo, basta apenas escolher o de sua preferência e clicar:

http://www.amazon.com.br/FESTAS-DE-CARROS-BOI-ebook/dp/B00KB1PFR6/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1400115556&sr=8-1&keywords=festas+de+carros+de+boi

http://store.kobobooks.com/pt-BR/ebook/festas-de-carros-de-boi

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=82695479

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/7506497?PAC_ID=18659

https://www.iba.com.br/livro-digital-ebook/FESTAS-DE-CARROS-DE-BOI-a6af457f9a6044716a828db9d21b90ce

Caso queira o livro impresso deverá acessar o endereço: http://www.carrosdeboi.com.br/

Boa leitura,

Rogério Corrêa
www.carrosdeboi.com.br

Postar um comentário