segunda-feira, 26 de julho de 2010

A batida perfeita de um crime forjado


Inspirados em grandes nomes da música brasileira como Charlie Brown Jr., Barão Vermelho, Skank e J. Quest. surge em 2005 em Paraisópolis a banda Crime Forjado.
Mas encontrar um espaço ao sol não é tarefa fácil; conquistar o carinho do público e fazer grandes apresentações exige garra, determinação e grandes efeitos visuais, sempre é claro com muito bom humor.
O estilo de uma banda é sua essência, e a desses garotos é a mistura do rock tradicional, o pop e o reggae.

Há dois anos a formação atual foi definida, e daí em diante os meninos não pararam mais. Bruno Souza (voz), Marcos Dias (guitarra), Rodrigo Vagner (baixo) e Vinícius Pessoa (bateria), são os quatro parceiros de farra e de banda que de um jeito bem pessoal embalam ritmos noite adentro para a alegria do público.

Como qualquer músico, cientes das oscilações do mercado artístico e da grande concorrência, todos eles possuem outro ramo de atuação. Mas como a paixão de todos eles fica mesmo por conta da música, ai vai um apelo da banda: "Pelo amor de Deus, você que está lendo esta entrevista, contrate-nos, pois estamos passando por dificuldades!... (risos).

Brincadeiras a parte, o trabalho dos meninos é sério, e prova disso está na sequência de shows: no dia 22, última quinta-feira, tocaram na OPIS em Paraisópolis, no dia 1 de agosto participarão de um evento também na Praça de Paraisópolis, que por sinal chama-se “É vento na praça”, já no dia 5 de agosto marcarão presença em Conceição dos Ouros na Festa do Polvilho e no dia 26 de agosto em Córrego do Bom Jesus.

O grupo já possui várias músicas de composição própria, entre as quais apenas 7 já estão gravadas. Mas para os fãs da banda que acompanham a luta e o trabalho dos garotos, tem novidades por aí. No mês que vem será o lançamento do 1° CD. Para segundo eles realizar o sonho de tocar em todos os lugares possíveis e impossíveis do Brasil e mundo afora também.

Crime Forjado não é novidade na mídia, já mostraram seu trabalho em diversos concursos, e o de maior repercussão foi no quadro "Garagem do Faustão" da TV Globo. Na ocasião apresentaram um vídeo com a música "Seu cheiro". Dentre milhares de bandas a produção selecionou apenas 14 para participar do "Fã de Garagem", entre as quais estava o Crime Forjado. O vídeo ainda está disponível no site do programa para quem quiser conferir.
.

Primeira formatura de pais é realizada em Paraisópolis pelo Proerd


Pela primeira vez em Paraisópolis o programa foi desenvolvido para os pais ou responsáveis de alunos, nas escolas municipais Bueno de Paiva e Monsenhor Carneiro Pinto.
O evento aconteceu no dia 9 de julho, na quadra poliesportiva da Escola Municipal “Bueno de Paiva”, e contou com a presença das diretoras, e do comandante da Polícia Militar de Paraisópolis Subtenente Noé Teodoro de Oliveira.


O Proerd (Programa educacional de resistência às drogas) é um programa social realizado por policiais militares nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental.


Cerca de 40 pais participaram dos encontros, que aconteciam uma vez por semana durante cinco semanas, com duração de duas horas cada. Os temas da versão adulta do programa foram desenvolvidos pelo instrutor Proerd Soldado Marcos dos Santos Rezende.


Os pais presentes fizeram um juramento, prometendo colocar em prática os ensinamentos aprendidos em sala de aula, e receberem diplomas.


Os principais objetivos do Proerd é o envolvimento entre a polícia, a escola, a família e a comunidade na problemática das drogas e da violência. Para isso são desenvolvidas atividades pedagógicas de prevenção ao uso de drogas e também da violência nas escolas.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Começou a OPIS, maior evento solidário da região.


A 12° OPIS (Olimpíada Paraisopolense de Inverno e Solidariedade), começou no dia 12 de julho com jogos entre as entidades APAE, Asilo, Casa da Criança e Hospital, realizados na quadra poliesaportiva professor Helcias Rocha. Os jogos serão disputados até o dia 21 de julho.
No dia 22, abertura oficial do evento com desfile das instituições, á partir das 19h00min.
Do dia 22 ao dia 25 de julho, haverá praça de alimentação e shows todas as noites a partir das 22h00min. Sendo no dia 22 bandas locais, dia 23 Banda Viva Noite e Banda Sacode a Poeira, dia 24 Show com Edson, ex integrante da dupla Edson e Hudson, e dia 25 grupo de Pagode e o tradicional almoço de confraternização, com a divulgação do resultado das olimpíadas, sendo conhecida a entidade vencedora.

A OPIS tem como principal objetivo auxiliar as quatro entidades filantrópicas de Paraisópolis, Asilo São Vicente de Paulo, da Criança (Instituto das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora de Fátima), APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e Hospital Frei Caetano e Maternidade Santa Tereza.
Durante o evento são arrecadados fundos para as instituições, além de manifestar a importância da confraternização entre a população e as entidades.

O evento é organizado por uma comissão voluntária, além de membros da direção das entidades e do apoio da Prefeitura Municipal, que fica responsável pela contratação de artistas, montagem das estruturas, banheiros, apoio na segurança e limpeza.
O envolvimento da comunidade é muito grande, e cerca de 400 pessoas participam do evento, distribuídos entre jogos, organização e suporte. Estima-se que o número de visitantes fique em torno de 30 a 40 mil pessoas.

Fábio Pinto é voluntário da OPIS, e ressalta a importância do comum acordo com os representantes de todas as entidades, visando somente a filantropia para entidades e uma boa organização do evento.

Juarez Carvalho também faz parte da organização do evento, ele participa da OPIS desde a sua primeira edição em 1998, quando tinha apenas 14 anos. Ele já participou como atleta, coordenador de esportes, comissão geral de esportes, voluntário em barracas e hoje com 26 anos faz parte da comissão Organizadora.
Ele diz não conseguir enxergar Paraíso sem a OPIS: “Ela não é só uma festa, mas sim um evento onde as pessoas aprendem a serem solidárias, aprende o espírito de ajuda e de colaboração, espero que a maioria aprenda que não é só em tempo de OPIS que devemos ser solidários, mas sim o ano todo”.

No ano passado a entidade que mais arrecadou fundos foi o Hospital Frei Caetano, em torno de R$ 24.000,00 durante as quatro noites.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Esportes radicais agitam a tranqüila cidade de Gonçalves


Quem visita Gonçalves, principalmente nessa época do ano, procura por sossego e tranqüilidade, e o clima montanhoso, aliado as baixas temperaturas durante o inverno, remetem a vinho e cobertor certo?
Errado.
A cidade de Gonçalves situada na serra da Mantiqueira, a 1.256 metros de altitude, já não é mais apenas conhecida por seus atrativos de inverto.
O grande número de cachoeiras e montanhas é também o lugar perfeito para a prática de esportes radicais.


A base de esportes Tribo da Montanha foi fundada na cidade em 2003, por Alecsandro Borges, e é uma agência de turismo especializada em esportes de montanha.
Alguns dos principais esportes praticados na cidade são: caminhadas, aquatrekking, bóia-cross, cascading, canyoing, rapel, moutain-bike, cavalgadas e Trekking de longas distancias.
Alecsandro dividiu as atividades em dois períodos específicos no decorrer do ano, temporada da terra e temporada da água.


A primeira é composta por atividades de rapel em pedra e trilhas ecológicas, que são mais bem apreciadas no frio, período que vai de maio a outubro.
Na outra as atividades predominantes são as caminhadas, bóia-cross, aquatrekking, canyoning e cascading, praticadas preferencialmente no calor, período que vai de novembro a abril.


Além dos esportes, a agência possui profissionais capacitados que auxiliam o turista que visita Gonçalves: “Indicamos as melhores opções de hospedagem e gastronomia, além de um guia completo de oficinas de arte e artesanato, bem como serviços de utilidade pública”. Conta Alecsandro.


Ele ressalta ainda a importância do acompanhamento por profissionais: “Através de mecanismos adequados de treinamento, nossa equipe está preparada para desenvolver suas habilidades”.
Alecsandro finaliza dizendo: “A Tribo da Montanha tem como principal objetivo fortalecer o espírito de aventura e a consciência ecológica através dessas atividades”.
A agência funciona todos os dias das 09h00min a 17h00min.

Os preparativos para 12° edição da OPIS já começaram.


A OPIS (Olimpíada Paraisopolense de Inverno e Solidariedade) é realizada em Paraisópolis desde 1999, e tem como objetivo auxiliar as quatro entidades filantrópicas que atuam no município, sendo elas: Casa da Criança, Hospital Frei Caetano, Asilo São Vicente de Paulo e APAE.
Esse ano os jogos terão início no dia 12 de julho e terminarão no dia 21, todos realizados no Poliesportivo “Professor Helcias Rocha”.
Duas novas modalidades esportivas serão incluídas na disputa: o futebol de campo masculino para veteranos e futsal pre-mirim. A inclusão dessa nova modalidade é uma tentativa de inserir as crianças menores no quadro de jogos, por enquanto essa categoria não agrega pontos as entidades.
Outra modificação é referente ao tênis, que será disputado primeiro em chaves classificatórias, de onde sairão quatro finalistas que disputam as quatro primeiras posições.
Os jogos realizados em quadra fechada, começam no dia 12 de julho e vão até o dia 16, e os jogos na quadra de areia montada no interior do poliesportivo começa no dia 17 e termina no dia 21.

Praça da Matriz de Gonçalves ganha cara nova


A reforma da Praça Monsenhor Dutra chegou ao fim. A obra realizada com verba do Governo Federal e Estadual, avaliada em R$215.640,51, teve início em maio de 2009, e sua reinauguração aconteceu no dia 25 de junho de 2010.
A inauguração contou com a presença de autoridades locais e regionais, dentre eles os prefeitos de Sapucaí Mirim, Munhoz, Ipuiuna, Itapeva, Córrego do Bom Jesus e Paraisópolis. E também do Deputado federal Bilac Pinto e seu assessor José Soares.
Durante a solenidade, os presentes puderam prestigiar peças de teatro, bandas, degustação de pratos típicos, inauguração do espaço da Lira Nossa Senhora das Dores, exposição de artesanato, e o hino nacional foi tocado pelo grupo de viola “Alma Caipira”, formado por integrantes da cidade.
Essa foi maior reforma realizada na praça, e seu layout foi totalmente reformulado. Carlos Verna foi o arquiteto responsável pela planta, que doou o projeto à prefeitura. Carlos mora em São Paulo, mas freqüenta Gonçalves a cerca de 10 anos.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

1º Fest Inverno marca o início do inverno em Gonçalves


Entre os dias 25 de junho e 11 de julho Gonçalves dá início a uma série de eventos que marcam o início da temporada de inverno na cidade.
A iniciativa partiu da Prefeitura juntamente com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo). A idéia é unir tudo o que Gonçalves tem de melhor em um único evento: baixas temperaturas, música, culinária, teatro, artesanato, manifestações culturais, arte e design e muita alegria, em três semanas de eventos, com atividades diversificadas.
A reinauguração da praça central da cidade dará início aos eventos no dia 25 de junho com presença de autoridades e apresentações de bandas.
Logo em seguida no dia 26, bandas da região e um grupo de teatro farão suas apresentações. A noite do dia 03 de julho será marcada por uma variedade musical. Para os que gostam de uma boa música popular brasileira, um coral com 24 vozes. No mesmo dia a animada Quadrilha, com casamento caipira e forró. Quem toma conta da animação da noite é Tião, Paulinho e banda.
No dia 04 de julho, a Lira Nossa Senhora das Dores, irá receber cinco bandas da região, para uma Roda de Bandas.
De 5 a 11 de junho acontecerá o evento “Gente arteira”, um festival com atividades culturais diversas, que integra diferentes espaços em um movimento de oficinas de arte, teatro de bonecos, com exposições, shows, ‘contação’ de histórias e roteiro gastronômico, promovido pela Companhia de Teatro de Bonecos Catibrum, de Belo Horizonte - MG e pelo Caminho das Mãos, de Gonçalves.
Nos dias 25, 26 e 27 de junho e 03 e 04 de julho o espaço está reservado para a exposição e comercialização de artesanatos, quitutes e quitandas, em frente a Praça da Matriz. Será montada uma tenda e dentro dessa cobertura será disponibilizado um espaço para os expositores.

Começou os preparativos para a tradicional Festa do Polvilho em Conceição dos Ouros


Conceição dos Ouros é a capital do Polvilho, sendo considerada a maior produtora de artesanal do Brasil. A tradicional “Festa do Polvilho” é comemorada a 14 anos no início do mês de agosto juntamente com o aniversário de emancipação política da cidade.


No dia 4 de agosto, dia da abertura oficial da festa desse ano, acontecerá no Centro Educacional Cristovam Chiaradia, o 8º Festival de Pratos Típicos de Mandioca e Polvilho.
O objetivo deste evento é homenagear a família rural e promover a valorização do produto de maior expressão local que é o polvilho, propiciando agregação de valor e renda e também divulgando as receitas que podem ser feitas a partir do polvilho e de sua matéria prima, mandioca.


O Festival é organizado pela EMATER-MG e realizado em parceria com a Associação de Produtores Rurais, Agroindústria de Conceição dos Ouros e Prefeitura Municipal.
No ano passado o evento reuniu um grande número de pessoas, contando com 239 pratos.
Durante o evento a comissão julgadora avalia os melhores pratos, seguindo alguns critérios como: mais criativos, bonitos e o sabor, a fim de elencar os vencedores em cada categoria, sendo elas: doce, salgado e panificação.


Os melhores pratos serão premiados e haverá sorteio de brindes a todos os participantes, mediante cupom numerado.
Aline Oliveira Guidis, extensionista de Bem-Estar Social da EMATER-MG, explica que ao entregar o prato na portaria, o mesmo é doado ao evento, e, no entanto, não será devolvido, pois todas as formulações serão servidas aos participantes.


E ressalta: “A cada ano, procuramos aperfeiçoar e fazer alterações que acreditamos que irá somar positivamente na execução do evento. O Festival é uma festa muito bonita e solidária, preparada com muito carinho, em que a partilha dos pratos é um momento muito importante”.
Para participar é necessário fazer a inscrição no escritório da EMATER-MG, no período de 01 de julho a 02 de agosto, levando nome, cpf, nome do prato e receita. No dia do evento basta apresentar seu prato em vasilha descartável e trocar o prato pela entrada.