sábado, 20 de março de 2010

Um dos melhores cafés do mundo é paraisopolense

[Matéria publicada pelo Jornal - Gazeta do Vale]

A agricultura orgânica ganha cada vez mais espaço na economia mundial. Mas não é preciso ir longe para conhecer como é dado o processo de cultivar alimentos sem o emprego de agrotóxicos.
Em Paraisópolis, encontramos a Fazenda Santa Terezinha, no bairro do Jacinto, à apenas 12 km da cidade. A fazenda é propriedade da família Almeida, reconhecidos produtores de café. Quem nos apresentou o cultivo do café orgânico foi um dos herdeiros, o agrônomo, Paulo Sérgio de Almeida.

Ele conta que é produtor de café desde 1980, além de criador de gados e porcos.
Por volta de 1998, foi que o rumo da produção cafeeira em sua fazenda começou a mudar.
O investimento maciço na produção orgânica apresentou grande retorno, e hoje o café produzido na fazenda Santa Terezinha é conhecido mundialmente.

Entre as variedades produzidas destacam-se Bourbon Vermelho, Rubi, Mundo Novo e outras, espalhadas em 172 hectares de terra.
A compostagem utilizada na fertilização é uma mistura dos dejetos provenientes da suinocultura e do gado de leite, além de um composto extraído do peixe, germe de trigo, farelo de soja, entre outros, que misturados resulta no fertilizante. Para completar o café de Paulo Almeida cresce diferenciadamente à sombra das árvores.

Em outubro de 2001 seu café ganhou seu primeiro prêmio, ficando em 1° lugar no concurso da Associação Brasileira de Cafés Especiais, recebido na sede da Sociedade Rural Brasileira, em São Paulo. No ano seguinte ficou novamente entre os primeiros, sendo dele o 3° lugar, e assim vem acontecendo nos últimos anos.

Recentemente recebeu visitantes da Dinamarca, Eslováquia, Alemanha e um barista do Rio de Janeiro, que provaram do seu café em Poços de Caldas - MG, e vieram até Paraisópolis especialmente para conhecer sua produção.

Atualmente suas maiores exportações internacionais são para a Inglaterra e EUA.
Por que seu café é dado como um dos melhores do mundo? Paulo Almeida explica: “não produzimos apenas um café saboroso, produzimos um café de qualidade”.

Plano Diretor reúne moradores da zona rural e urbana


[Matéria publicada pelo jornal - Gazeta do Vale]

As atividades para a implantação do Plano diretor em Gonçalves, começaram oficialmente no dia 02 de março, com o Seminário de Abertura, no Clube Recreativo da cidade.
No dia 14 de março foram iniciadas as oficinas participativas, contando com a presença maciça de moradores dos bairros rurais e urbanos. A população juntamente com os membros da comissão organizadora do Plano Diretor levantou e discutiu pontos positivos e negativos do município.
De acordo com as metas pré-estabelecidas, os membros darão continuidade às atividades.
Segundo a arquiteta e urbanista, Elenira Arakilian, membro da equipe Via Pública, empresa contratada para a elaboração do Plano Diretor, a iniciativa da prefeitura e da Via Pública em mobilizar a população, levando as oficinas aos bairros, permite que um maior número de pessoas participe e identifique seus problemas locais, já que a característica do município é de pequenas comunidades, fortalecendo o espírito democrático e o espaço para que cada cidadão gonçalvense possa se manifestar e planejar seu próprio futuro.
A grande mobilização e empenho da população, em estar a frente do projeto reforça a importância e a valorização da criação do Plano Diretor no município de Gonçalves.
As oficinas continuam até o dia 29 de março. Após esta data, os bairros se dividirão em equipes que acompanharão o desenvolvimento do plano.



Diploma conferido às mulheres de Paraisópolis leva o nome da Irmã Maria


[Matéria publicada pel0 jornal - Gazeta do Vale]


A câmara municipal de Paraisópolis prestou na última sexta-feira, 12 de março, uma singela homenagem a cinco mulheres que contribuíram de alguma forma para o avanço da cidade no Campo da Educação, Cultura, Social, Saúde, Igreja, Ações Sociais entre outros.
Para simbolizar a gratidão, o vereador José Carlos Teixeira Faria, criou em nome de toda a população o diploma "Mulher Cidadã Irmã Maria Mildner".

A solenidade teve início por volta das 19h30min, quando o mestre de cerimônia convidou à compor a mesa: a Presidente da Câmara, Conceição Aparecida Pereira, o vice-presidente Antonio Milton Cardoso, a Secretária Silvia Renata Teixeira Rodrigues, os vereadores Antonio Geraldo Tavares Matias, Sebastião Adriano de Lima, o autor do projeto José Carlos Teixeira Faria, e para completar a banca, o Prefeito Sérgio Wagner Bizarria.
Iniciada a cerimônia, ás homenageadas receberam o diploma das mãos da Presidente da Câmara, e um buquê de flores oferecido pelo Banco do Brasil.

Alguns presentes discursaram, dentre eles o autor do projeto José Carlos, que não poderia deixar de citar a merecida homenagem feita em memória da Irmã Maria, atribuindo seu nome ao diploma oferecido às homenageadas. Os inúmeros adjetivos referidos à Irmã mostraram sua importância na história de Paraisópolis, “Irmã Maria, Santa Mulher, bondosa, caridosa, amiga, carismática, modelo de fé, modelo de amor ao semelhante... Modelo de Mulher”. Foram com essas palavras que José Carlos encerrou a descrição da Irmã Maria.

Através desse modelo de mulher, não só às cinco homenageadas de 2010: “Maria Carmem Gonçalves, Maria da Conceição Matias, Valéria Aparecida Barbosa Faria Veloso, Maria de Barros Magalhães e Guiomar Vieira Noronha”, mas também todas as mulheres puderam se sentir homenageadas e reconhecidas. Para simbolizar esses agradecimentos todas às presentes receberam botões de rosa.

É importante lembrar que a indicação dos nomes é feita pelos vereadores, que tem até o dia 08 de fevereiro para apresentar a biografia da escolhida à Mesa Diretora, a qual após análise emitirá um decreto com os nomes das homenageadas.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Mulheres de Paraisópolis receberão certificado de “Mulher cidadã Irmã Maria Mildner”

[Matéria publicada pelo Jornal - Gazeta do Vale]

A comemoração pelo Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, completou cem anos de história e conquistas das trabalhadoras do Brasil e do mundo.
Em comemoração a esse marco na história, foi votado e aprovado pela câmara no ano passado, o projeto de lei criado pelo vereador Jose Carlos Teixeira Faria.
A iniciativa trata-se de uma homenagem a todas as mulheres que se doaram cada qual em seu seguimento, em função do município durante o ano.
No dia 12 de março, sexta-feira os diplomas serão entregues às respectivas homenageadas, sendo elas indicadas pelos próprios vereadores. Ao todo nove mulheres receberão o certificado de "Mulher cidadã Irmã Maria Mildner". Nome este em memória da Irmã Maria, freira da Ordem das Ursulinas (Colégio Santa Ângela).
São elas: Sra. Maria Carmem Gonçalves, Sra. Maria da Conceição Matias, Sra. Valéria Aparecida Barbosa Faria Veloso, Sra. Maria de Barros Magalhães e Sra. Guiomar Vieira Noronha.
A solenidade será realizada na Câmara Municipal às 19h00min.

Primeira oficina discute metas do Plano Diretor em Gonçalves

[Matéria publicada pelo Jornal - Gazeta do Vale]
O primeiro seminário sobre o Plano Diretor foi realizado no dia 02 de março, no Clube Recreativo de Gonçalves, às 19h.
À princípio o Projeto de desenvolvimento sustentável da cidade foi apresentado a população, propondo entre outros assuntos de interesse público, estabelecer diretrizes para a ocupação da cidade.
Foi ressaltado também o valor da mobilização e o envolvimento da população frente às decisões e providências adotadas pelo Plano. Foi explicitado que por se tratar de uma organização dos próprios moradores, cabe a eles levantar os pontos positivos e os que devem ser melhorados, determinando o rumo do processo na cidade de acordo com as necessidades.
A iniciativa de criar o Plano Diretor em Gonçalves teve grande aceitação popular, e sua primeira reunião contou com cerca de 90 pessoas, dentre eles o prefeito municipal Luiz Rosa da Silva, que deu início às apresentações primeiramente agradecendo a comunidade pela presença, e reforçando a importância da interação de todos da cidade.
O seminário contou também com a presença de cidadãos da sociedade civil, empresários e autoridades do município e região.
A reunião foi conduzida pela equipe da Via Pública, Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que é responsável pelo Plano Diretor do município de Gonçalves.
A próxima oficina está prevista para o dia 14 de março.

Nutricionista promove alimentação saudável nas escolas de “Ouros”

[Matéria publicada pelo Jornal - Gazeta do Vale]

A partir do dia 08 de março, as escolas municipais de Conceição dos Ouros integraram um programa de alimentação saudável, acompanhado pelo nutricionista Pedro Paulo Oliveira. O projeto faz parte da extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde Pedro faz mestrado.

O programa vai até o dia 19, quando é comemorada a semana da alimentação e pretende atender as seis escolas municipais da cidade.
A idéia é acompanhar todo o processo de alimentação das crianças, começando pela cozinha. Pedro Paulo observa pontos positivos no preparo dos alimentos. Além de orientar às merendeiras, o nutricionista sugere maneiras de adequar os alimentos saudáveis às refeições dos alunos, levando sempre em conta os hábitos da região.

O nutricionista lembra que quanto mais cedo incorporar alimentos saudáveis no cardápio das crianças, melhor é a aceitação.
Em sua avaliação cita a importância da troca de experiência entre as escolas: “o Centro Educacional Maria José da Rosa, encontrou um jeito de inserir brócolis ao cardápio, incorporando-o ao bolinho, as crianças até repetem”. Iniciativas como essa contribui na adequação nutricional.

O programa faz parte de uma parceria entre o Emater e a Secretaria de Educação do município. Para o encerramento está sendo preparada uma palestra para as crianças.
Pedro irá trabalhar no Instituto Federal de Educação em Inconfidentes, e diz que há grande chance desse projeto ter continuidade, já que a extensão é uma meta do Instituto.
A diretora da escola João Pinheiro, Regina Lúcia A. Correa Ribeiro, ressalta a importância de a escola contar com um profissional acompanhando não só o processo de alimentação dos alunos como também da parte de higienização correta dos alimentos: “a escola só tem a ganhar”. Conta Regina satisfeita com os resultados.

Outro ponto importante com relação aos alimentos consumidos na escola é o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, (PAA). De acordo com a lei Federal n° 11.947, às escolas podem adquirir no mínimo 30% dos alimentos de produtores agrícolas da cidade, e não é necessário licitação.
De acordo com dados do Emater, C. dos Ouros possui o maior índice de êxodo rural da região. Essa nova abertura, além de melhorar a alimentação nas escolas, gera novos empregos.
O PAA é formado pelo Ministério do desenvolvimento social e combate a fome, Ministério do desenvolvimento agrário, Ministério da agricultura, pecuária e abastecimento, Ministério da fazenda, Ministério do planejamento, orçamento e gestão e Ministério da Educação.

Festa, diversão e cultura no aniversário de Gonçalves.


[Matéria publicada pelo Jornal - Gazeta do Vale]
No início do mês de março Gonçalves comemorou 47 anos de emancipação política, em três dias de muita festa e animação.
Shows e apresentações culturais foram os destaques. As raízes Gonçalvenses foram resgatadas e trazidas à público principalmente através de apresentações de congada e da Lira Nossa Senhora das Dores, com objetivo de fortalecer ainda mais os laços entre a população e a cultura do município. Outro item da programação comemorativa foi a volta do desfile dos carros de boi, que percorreu as ruas da cidade.
Os artesãos também contribuíram para o sucesso da festa. Eles tiveram seus produtos expostos, e comercializados, sendo estes confeccionados principalmente por madeira, palha, argila, fibras naturais, linhas e tecido.
A população pôde saborear pratos típicos servidos na praça de alimentação.
O envolvimento entre o poder público, privado, o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), o projeto Tabuleiro do Saber e as Escola Municipal e Estadual foi fundamentais para o sucesso do evento.
No dia 1º de março as festividades foram encerradas com a solenidade cívica e com a missa em Ação de Graças.

sábado, 6 de março de 2010

Após reclamação popular, Prefeitura retira entulho




[Matéria publicada pelo Jornal - Gazeta do Vale]

A Rua Francisco Pinto de Carvalho apenas retrata o problema de muitas outras no bairro Lavapés.
O principal problema e mais urgente é o de escoamento da água.

Em um determinado local da rua, existe uma encosta de onde a prefeitura retira terra, e utilizada para o aterro do lixão, que é feito quinzenalmente. O problema é que por não possuir escoamento de água apropriado, quando chove, ou mesmo quando a água é utilizada para finalidades domésticas, escorre pela rua se misturando com a terra vermelha da encosta.

A reclamação oficial partiu de um morador do bairro, David Aparecido Santos. Sua mobilização uniu moradores, e juntos fizeram um abaixo assinado, pedindo providências da prefeitura.
Ele conta que esse problema é antigo, mas se agravou nos últimos dias, explica: “o local passou a ser utilizado também como depósito de entulho. Demoliram uma casa no centro da cidade e o entulho de lá está sendo todo despejado nesse terreno”.
E David não está sozinho, outra moradora do bairro, Edilene do Altíssimo Dias, conta que não se importa de retirarem terra da encosta: “até acho bom, deixa a vista mais limpa, mas agora está uma poluição visual, eu saio na porta de casa e dou de cara com esse entulho. No dia em que trouxeram estava chovendo quando saí de casa já estava tudo aí”.

Após inúmeros pedidos de providencias, principalmente para os vereadores, no dia 20 de fevereiro um caminhão Pipa passou pelo local amenizando o problema, como conta David: “o caminhão passou jogando água na rua, o barro que estava até metade do calçamento foi parar na outra metade e também sobre as calçadas”. “Os próprios moradores tiveram de jogar água no passeio”.
O Prefeito Sérgio Wagner Bizarria (PR), confirma a versão dos moradores de que o entulho não deveria estar na encosta.
Ele explica que o entulho foi depositado no local devido ao transtorno causado pela chuva, quando o caminhão carregado não pôde chegar ao destino, que seria o terreno do trevo da cidade. Sendo assim o único local viável era o lote da Rua Francisco Pinto de Carvalho.
Durante a entrevista do dia 24 de fevereiro, Bizarria acionou imediatamente o departamento de obras, solicitando que encaminhassem ao local dois caminhões para fazer a remoção do entulho.
No início dessa semana finalmente a remoção foi feita.
Depois de solucionado o problema do entulho Bizzaria aproveita para adianta alguns projetos futuros para a encosta: “A idéia é preparar o local para a construção de quatro prédios populares, dentro do Projeto: “Minha casa, minha vida”, contendo cada um deles 16 apartamentos, distribuídos de acordo com um cadastramento, atendendo pelo menos 90 famílias”. “O projeto já foi cadastrado no Governo Federal, e conta com o apoio do Deputado Odair Cunha”.




Conceição dos Ouros recebe resultados do Proalfa 2009


[Matéria publicada pelo Jornal - Gazeta do Vale]
As escolas Municipais de Conceição dos Ouros participaram mais uma vez do Programa de Avaliação da Alfabetização, (PROALFA), realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE).
O Programa faz parte do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave).
Os resultados foram disponibilizados no início desse mês,para que professores e responsáveis da educação pudessem analisar o desempenho dos alunos.


O PROALFA é aplicado na rede publica de Minas Gerais desde 2005, e visa medir os níveis de alfabetização dos alunos. O objetivo é auxiliar os professores na determinação e orientação de estratégias, visando aprimorar o desempenho do aluno gradativamente.
Participam desta avaliação os alunos que frequentam o 3º ano do Ensino Fundamental, antiga 2ª série.


A secretária Municipal de Educação Doratty Campos da Fonseca explica quais as providências tomadas após análise dos resultados: “a partir dos dados apontados pela avaliação, os professores podem reestruturar suas propostas e definir melhor suas estratégias de ensino”.
As escolas avaliadas em Conceição dos Ouros foram: “João Pinheiro", Maria de Fátima Lopes", "José Olímpio da Silva", e Centro Educacional "Profª. Maria José Rosa".
Os resultados do Programa vêm demonstrando os avanços dos alunos não só em Conceição dos Ouros, mas em todo o Estado. Minas Gerais ainda é o único estado que avalia os níveis de alfabetização dos alunos das redes públicas, estaduais e municipais.


Os resultados positivos fizeram com que aumentasse o número de escolas inclusas no programa: de acordo com dados da Secretaria de Estado de Educação , a adesão passou de 76,7 % em 2008 para 86,7% em 2009 nas escolas municipais.

terça-feira, 2 de março de 2010

Turistas elogiam sossego e segurança no carnaval de Paraisópolis


[Matéria publicada pelo Jornal - Gazeta do Vale]

A promotoria decretou e a comissão organizadora do carnaval 2010 de Paraisópolis respeitou pela primeira vez a lei do silêncio, que estabelece o limite máximo de 80 dB para qualquer tipo de som ou ruído. Excedido esse limite o som torna-se prejudicial à saúde, além de afetar o sossego público.

Turistas que ficaram hospedados nos hotéis e pousadas vizinhos da Praça Getúlio Vargas, notaram a diferença, e aprovaram a iniciativa.
Outro fator que foi elogiado não só pelos turistas, mas também pela população, foi quanto ao horário dos shows, sendo estipulados e cumpridos. A matinê na Praça Cel. José Vieira, das 17h00min ás 20h00min. Show na Praça Getúlio Vargas e Som Mecânico na Praça Cel. José Vieira das 23h00min ás 03h30min.

Carros de som foram rigidamente fiscalizados pela Polícia Militar após ás 22h00min.
A segurança foi reforçada, sendo licitados 40 homens e 10 mulheres, de uma companhia de segurança de Pouso Alegre, (Águia). Cerca de 30 policiais, e 35 fiscais da prefeitura, ajudaram na composição da segurança. Com o esquema de segurança reforçado o número de ocorrências, incidentes violentos, e atos de vandalismo caiu bastante.

A comissão organizadora do evento descreve o carnaval de 2010 como: “Alegre, bonito e seguro”. Ressaltando também a decoração utilizada, que foram confeccionados pela Artísta plástica Emaculada formada em Belas Artes em São Paulo.
Com relação a pontos negativos, a principal reclamação foi por parte dos comerciantes, com relação ao comércio de ambulantes. E venda de produtos sem alvará. Para o ano que vem, estuda-se uma solução da organização do evento juntamente com a associação comercial de Paraisópolis e o setor de fiscalização da Prefeitura.

A comissão ressalta ainda que os pontos falhos serão corrigidos de acordo com as necessidades. Para o carnaval 2011, novas iniciativas e mudanças estão previstas. Tudo para melhor atender ao publico carnavalesco, respeitando a população e o turista.

Gonçalves faz aniversário e comemora com três dias de festa


[Matéria publicada pelo Jornal - Gazeta do Vale]


A jovem cidade da serra da Mantiqueira completa 47 anos de emancipação política no dia 1° de março. Esporte e cultura não irão faltar nas comemorações que começam a partir do dia 27 de fevereiro. A organização e o departamento de Turismo de Gonçalves optaram por um cronograma diversificado, que visa além de lazer e divertimento também o resgate da cultura local.


O primeiro dia de festa começa na Praça da Matriz ás 14h00min, com Exposição de artesanatos, confeccionados por artesãos locais, que utilizam como matéria prima, principalmente: madeira, palha, argila, fibras naturais, linhas, tecidos, entre outros. Ainda na Praça da Matriz, as velhas conhecidas “Delícias na Praça”, com exposição de pratos típicos, petiscos, doces e bebidas diversas.


Logo em seguida no Estádio Municipal, Campeonato de futebol ás 15h30min.
À noite a festa começa ás 20h00min, com a apresentação da Banda Lira Nossa Senhora das Dores, criada em 1909, seguida da Congada São Benedito, ás 21h30min, e da Banda Z Britos ás 22h30min.


No dia 28, domingo a festa não para, a partir das 10h00min, está de volta o tradicional desfile de Carros de Boi, que irá percorrer as principais ruas da cidade. Acontecendo simultaneamente ao desfile, novamente na Praça da Matriz, exposição de artesanato e Comidas típicas.
No período da noite a idéia é valorizar a musicalidade local, contando com o Grupo de Violeiros Alma Caipira, ás 20h00min. E ás 21h00min Show com Tião, Paulinho e banda, também na Praça da Matriz.


No dia 1° de março, ás 09h00min, Solenidade Cívica, contando novamente com a apresentação da Banda Lira Nossa Senhora das Dores e participação especial dos alunos da Escola Municipal “Antenor Vieira da Silva” e Escola Estadual “João Ribeiro da Silva”. Às 13h00min diversão no Estádio Municipal, com a “Rua do Lazer”, preparada especialmente para as crianças. O espaço terá diversos brinquedos, cada qual com seu monitor, garantindo a segurança de todos.
Finalizando o calendário festivo será realizada na uma Missa Solene, na Igreja da Matriz.