sábado, 20 de fevereiro de 2010

Premiação do desfile de blocos causa polêmica em Paraisópolis

No primeiro dia de desfile de blocos em Paraisópolis, apenas três blocos compareceram à Praça do Centenário: 100% Brutu, Turma do Corote e Vai Kem Ké.
Carlos Augusto Carvalho, estudante, 19, é integrante do grupo Vai Kem Ké, e aponta o que pra ele foi o principal motivo do pequeno número de participantes: “simultaneamente ao desfile estava acontecendo a final da Taça Minas/São Paulo de Futsal, além do dia e horário não favorecerem”.


Ele questiona o não cumprimento por parte da organização do evento de muitas das regras expostas nos cartazes, como por exemplo, as categorias a serem julgadas eram: bloco mais bonito, mais animado, mais original e mais relaxado, sendo que apenas duas foram premiadas, o mais animado, “100% Brutu” e mais original “Turma do Corote”.
Na terça-feira, dia do desfile dos campeões, Carlos e sua equipe teriam sido convidados por Getúlio a comparecer ao local do desfile, chegando lá não receberam premiação alguma, “fomos chamados lá, só pra passar vergonha” reclama Carlos. Ele pediu que ao menos fossem premiados como o Bloco mais relaxado, e Getúlio teria dito que seu grupo não merecia nenhum dos troféus.
Em contrapartida o Secretário de Cultura, Lazer e Turismo, Getúlio Dornelles Castro explica que a não premiação do Bloco “Vai Kem Ké”, deu-se pelo fato de não comparecerem em número suficiente na sexta-feira.


E quanto à justificativa apontada por Carlos, de que estava ocorrendo outro evento simultaneamente, e também quanto ao horário e data inadequada, ele reconhece: “ houveram mesmo certas falhas quanto à organização, que serão melhorados no próximo carnaval, mas esse ano as regras já estavam estabelecidas”.


Outra reclamação apontada por Carlos é a que ninguém sabe ao certo, como foram entregues as premiações, e como foi feita a apuração dos votos.
Getúlio explica que a votação foi feita na sexta-feira, pelo corpo de jurados, composto por representantes da Câmara Municipal, Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo, Presidente do Conselho de Cultura e Representante das Escolas de Samba. Sendo anunciado na Praça Getúlio Vargas na sexta, e posteriormente na terça-feira. Os troféus serão entregues ao representante de cada bloco.


Ele finaliza dizendo que acredita ter alcançado o objetivo: “oficializar o carnaval de bloco em Paraisópolis”. “No carnaval de 2011 alguns pontos serão repensados, visando melhorar os pontos falhos desse ano”.

“Ouros” coloca em prática iniciativas Sociais de inclusão dos deficientes



[Matéria publicada pelo Jornal - Gazeta do Vale]



Willian Ribeiro Corrêa, 38 anos, portador de deficiência, representou pela 2° vez Conceição dos Ouros na Conferência Nacional de Assistência Social, participando de debates em Brasília, levantando questões sobre os direitos de deficiente físico.


O tema da VII Conferência Nacional de Assistência Social foi: “Participação e controle social no SUAS”. (Sistema Único de Assistência Social). O SUAS constitui na regulação e organização em todo território nacional dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassitenciais.


A primeira reunião do Conselho, ainda não tem uma data estabelecida, mas será na semana após o carnaval, onde serão colocados em pauta as discussões da Conferencia de Brasília. Rosemeire Alves é a assistente social que acompanha William, e ajudará nas novas implantações na cidade. Participarão também os conselheiros Sociais, representantes da sociedade civil e governamental. A reunião acontecerá na própria Secretaria de Saúde.


O objetivo da reunião é avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, seguindo as aprovações da Conferencia.

A reunião irá verificar como está o desenvolvimento dessa política no âmbito local, assim como a Conferência viabiliza a análise das decisões aprovadas a nível estadual e nacional.


Os integrantes da reunião irão avaliar diversas questões, decidir qual o melhor procedimento a seguir e quem são os responsáveis pelas propostas aprovadas na conferência.


William, que foi o representante de Conceição dos Ouros em Brasília será o percussor das idéias no município.


A indicação de William, veio em virtude de seu empenho e participação na Sociedade São Vicente de Paulo, (Vicentinos). A organização arrecada mantimentos, remédios, materiais para construção entre outros, que são direcionados à pessoas carentes.


A proposta é manter uma periodicamente, conforme estabelecido na legislação, realizando novas conferências para avaliar o que foi realizado e estabelecer novas metas a cada ano.



sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Gonçalvenses unidos por um turismo sustentável


[Matéria Publicada pelo Jornal - Gazeta do Vale]


A cidade de Gonçalves – MG, fica à 1256 metros de altitude, o clima frio e o sossego das montanhas, atrai cada vez mais turistas. O turismo acelerado começou a preocupar a população. Frente a isso decidiram reativar o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo).

Atualmente o COMTUR é composto por 14 membros, sendo: Representantes da Câmara Municipal, Prefeitura, Educação, Emater, Copasa, Setor Hoteleiro, Comercial, e artesanato; Divididos em Representantes do Poder Público e Representantes da Sociedade Civil. O objetivo é fortalecer a participação dos profissionais no processo de adequação do turismo na cidade.

O grupo tem como meta, se adequar a uma série de exigências até um dia 15 de fevereiro, para concorrer a Verba do ICMS Turístico, que é uma iniciativa do Governo Estadual. Concluídas as avaliações, a verba poderá ser aplicada em 2011.

A médio e longo prazo, com base em ações de planejamento e orientação, ampliando a participação da comunidade junto ao Poder Público, o COMTUR pretende criar também o CODEMA, (Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente). A criação desse órgão é fundamental para assessorar o poder público municipal em assuntos referentes à proteção, à conservação, à defesa, ao equilíbrio ecológico, à melhoria do meio ambiente e ao combate às agressões ambientais em toda a área territorial do Município.
Outra prioridade é a criação do Plano diretor, uma lei municipal que estabelece diretrizes para a ocupação da cidade, ou seja, um conjunto de regras básicas que determinam o que pode e o que não pode ser feito em cada parte de cidade.

Fernanda Kurebayashi é suplente do setor Comercial e cita a importância de não só delimitar leis, mas também explicá-las à população: “Muitas pessoas não sabem por que não podem fazer isso e aquilo, sabem apenas que não pode”. “Seus pais e avós faziam, e hoje simplesmente isso é proibido”.

No momento a preocupação do COMTUR visa o crescimento sustentável da Gonçalves. Mantendo a essência da cidade, e principalmente atraindo turistas conscientes.

Brenna Leal representa o setor hoteleiro, e conta que muitos turistas conhecem Gonçalves e acabam permanecendo, “é impossível não se apaixonar por Gonçalves”, “ a preocupação é não deixar que Gonçalves cresça além de sua capacidade estrutural”.


As reuniões extraordinárias do CONTUR acontecem todas as primeiras quintas-feiras do mês na Câmara Municipal.

Para sobreviver a organização conta com a ajuda de empresários e patrocinadores locais.

Para organizadores, Taça MG/SP de Futsal cumpriu objetivos




[Matéria Publicada pelo Jornal - Gazeta do Vale]

A idéia de promover um campeonato de Futsal em Paraisópolis surgiu em 2002. Cleber Pereira da Silva, conhecido como Chulé, conheceu o Campeonato de verão em São Bento do Sapucaí, e decidiu junto com uma comissão organizadora, implantar um campeonato nos mesmos moldes em Paraisópolis. Este ficou sendo conhecido como Taça Minas São Paulo de Futsal.
A disputa ficou sendo dividida em Regional masculino, regional feminino, e municipal.

No ano passado com a nova administração, os precursores da idéia ficaram de fora, deixando a organização para o Departamento de esportes da cidade. No entanto, apenas o Campeonato municipal foi realizado.

Este ano a antiga comissão decidiu tomar frente novamente do Campeonato.
Cléber conta que desde novembro, vem recebendo ligações de técnicos e jogadores regionais, questionando a continuidade do Minas São Paulo.

Nos anos anteriores os jogos eram realizados no Ginásio Poliesportivo Helcias Rocha, e a Prefeitura ficava responsável apenas pela aquisição de troféus. De acordo com Cléber, esse ano a Prefeitura não negou ajuda, mas a demora em se posicionar, tanto em relação à quadra, quando à verba destinada a premiação, levou a organização a optar pelos jogos no Ginásio Poliesportivo Professor José Adão Ribeiro, na Escola Estadual Antônio Eufrásio de Toledo, cedida pelo Diretor da mesma.
“Há que se começar a organizar meses antes, não dá pra fazer tudo em cima da hora”. Explica Cléber.

Noedy de Souza Rezende, diretor do Departamento de esportes, explica que o Departamento está à disposição dos organizadores, desde que autorizados pelo Prefeito Sérgio Wagner Bizarria. Sobre a questão da quadra, explica que a mesma não se encontra em tão boas condições e passará em breve por uma reforma.
Além de lembrar que a não realização do evento no ano passado, deveu-se a verba disponível: “havia R$8.000 em caixa, aplicamos parte da verba, restando apenas R$ 3.000 para ser aplicados no restante do ano em tudo o que envolvia esportes”.

De acordo com Cléber, os gastos não são muitos: “com a ajuda do comércio compramos os troféus, e o pagamento dos juízes foi feito com o valor das inscrições”.

Questionado sobre possíveis perdas, Cléber afirma que mesmo com todas as dificuldades, o evento cumpriu seu objetivo mais uma vez, “as arquibancadas ficavam lotadas, e os organizadores trabalharam muitos para que tudo saísse bem”.
E salienta a fundamental participação do comércio, que tornaram possível a 8ª Taça Minas São Paulo de Futsal.

Cléber e os 15 membros que formam a comissão organizadora pretendem com ou sem ajuda o município registrar o MG/SP, tornando-o Campeonato Oficial da cidade, e criar também mais uma categoria a partir do ano quem vem a de veteranos regional.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Após denúncia, hospital de Paraisópolis estuda mudanças em carnê





[Matéria publicada pelo Jornal - Gazeta do Vale]

No ano de 2009 veio a público após denúncia de Paulo Arthur Gonçalves, irregularidades presentes na forma em que eram disponibilizados os carnês do hospital de Paraisópolis à população.
Na época o carnê foi considerado irregular por não conter um estatuto constando os direitos e deveres do paciente, enquanto contribuinte.
Ao pagar a mensalidade, obtinha-se direito a uma consulta e um exame laboratorial por mês. Qualquer procedimento além desses dois, era cobrado como particular.

Paulo Arthur passou a despertar preocupação em relação à disponibilidade da saúde pública na cidade, quando conviveu com o caso de uma funcionária dele, que precisou recorrer a uma cirurgia de varizes no ano passado.
O procedimento foi pago como particular, não sendo aceita realização pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Após inúmeras divergências Paulo encaminhou o caso ao CRM (Conselho Regional de Medicina), passando após, para o CFM (Conselho Federal de Medicina) e enfim não obtendo êxito encaminhou o caso a Promotoria de Paraisópolis.

Após avaliação, o carnê foi considerado irregular, sendo suspensas as atividades do mesmo.
Após ser apontado negativamente como o autor da denúncia, Paulo Arthur convocou uma assembléia, propondo em ATA, mudanças no estatuto, tornando válida a atividade de arrecadação de fundos do hospital.


A primeira mudança é a de que exames, consultas ou qualquer outro procedimento será cobrado de acordo com a tabela AMB (Associação Médica Brasileira), que está disponível na internet, ao alcance de todos. Estuda-se uma maneira de disponibilizá-la de uma forma que seja melhor compreendida pela população, já que são utilizados termos técnicos na tabela.
Paulo Arthur cita o exemplo do parto normal, para mostrar os benefícios do novo sistema: “passaria de R$ 1.000 para apenas R$ 350,00”.
O corpo clínico deve assinar um termo concordando com os novos procedimentos, inclusive o de atender todas as consultas necessárias durante o expediente.
Para colocar a saúde ao alcance de todos, Paulo propôs também, que fossem criados contratos ou financiamentos bancários, para pagamentos ao hospital.

Paulo Arthur considera que foi bom ser responsabilizado, alegando que só assim uma providência foi tomada “Deus escreve certo por linhas tortas”.


E para finalizar a entrevista Paulo deixa uma pergunta: “Se a polícia prende o ladrão, de quem é a culpa”?

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

De volta à tradição dos desfiles de blocos de carnaval em Paraisópolis




[Matéria publicada pelo Jornal - Gazeta do Vale]


Esse ano o carnaval de Paraisópolis terá uma atração a mais. A secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo tenta nesse carnaval resgatar a tradição dos desfiles de blocos na cidade. O primeiro desfile será no dia 12 de fevereiro (sexta-feira de carnaval), quando os blocos de foliões se reunirão na Praça do Centenário ás 20h00min, para dar inicio aos concursos, tendo como requisitos principais: o bloco mais bonito, o mais animado e o mais relaxado.

Os jurados observarão também, a caracterização do bloco, identificação entre os componentes, cores, estandarte, música entre outros.
Não haverá carro alegórico, para que o desfile não se confunda com Escola de Samba.

A Polícia Militar, e fiscais da Prefeitura, farão a segurança do local, além da fita de isolamento que deverá ser carregada pelos próprios componentes dos blocos.
Qualquer pessoa pode participar, tendo o grupo de ser formado por no mínimo 10 integrantes. As inscrições vão até o dia 11 de fevereiro, é gratuita podem ser feitas no Centro Cultural Amílcar de Castro ou pelos telefones: 3651-3216 / 9981.2141, tendo de ser renovada anualmente.

O desfile de Blocos segue pelas principais ruas do centro, com início na Praça do Centenário, passará pela Rua São José até a Praça Cel. José Vieira, virando a direita para alcançar a Rua Bueno de Paiva. O desfile continuará na Rua Bueno de Paiva até a Praça Monsenhor Dutra, passando entre a Igreja Matriz e a Rodoviária Velha. Descerá então a Rua Marechal Deodoro, voltando em direção à Praça Cel. José Vieira, que será contornada, repetindo o trajeto inicial em direção à Rua Bueno de Paiva. e termino na Praça Getulio Vargas.
A comissão julgadora será formada por representantes do Departamento de Cultura, Lazer e Turismo, da Câmara de Vereadores, Escolas de Samba, Associação Comercial, da Rede Hoteleira entre outros.

Os blocos campeões deverão também desfilar na terça-feira de carnaval, quando serão entregues os troféus.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Paraisópolis recebe pela 5° vez a Ultramaratona Internacional BR135

[Matéria Publicada pelo Jornal - Gazeta do Vale]


A Ultra Maratona faz parte da copa do mundo das corridas, e é dividida em três modalidades: Badwater Ultramarathon, corrida no Deserto do Vale da Morte na Califórnia, Arrowhead Ultramarathon, corrida no Gelo em Minesotta no norte dos EUA e mais recentemente BR 135 Ultramarathon, corrida nas Montanhas.
Idealizada pelo ultramaratonista, Mário Lacerda, o percurso é considerado um dos mais difíceis do Brasil, tendo apenas 20 dos seus 217 km percorridos em superfície plana. O local escolhido foi a Serra da Mantiqueira em Minas Gerais, e o desafio é percorrerem os terrenos íngremes passando pelo trecho de maior dificuldade do Caminho da Fé, (trilha de peregrinação).

No seu primeiro ano, a largada foi dada em Poços de Caldas (MG), com apenas 10 atletas, sendo posteriormente adequado ao percurso do caminho da Fé, passando seu início para São João da Boa Vista (SP).


Tendo em vista a carência do esporte na cidade e visando atrair turistas para a região, Paulo Artur Gonçalves, aderiu à iniciativa de Mário Lacerda, passando a incentivar, e buscar apoio para o evento.


A maratona está em sua quinta edição. Sendo que desde 2009 foi oficialmente integrada às comemorações do aniversário da cidade, graças ao um projeto de lei, encaminhado por Paulo Artur à Câmara Municipal de Paraisópolis.


Atletas de diversos países como: Austrália, Argentina, Bolívia, Estados Unidos, Nova Zelândia e Reino Unido participaram da Ultramaratona esse ano, mostrando a crescente adesão dos atletas estrangeiros à BR135.


Cerca de 400 atletas divididos em três categorias: individual, dupla e trio, partiram de São João da Boa Vista no dia 23 de janeiro, e os primeiros corredores cruzam a linha de chegada em Paraisópolis no dia 24.


O vencedor da prova individual foi o mineiro Adilson Ligeirinho, que cruzou a linha de chegada na marca das 27h59min. No revezamento de duplas: João Valentim-A e Robson Vigilato-B da equipe Viva, que completaram a prova com 26h18min. E por fim os vencedores do revezamento de trios: Samuel Toledo-B Eduardo Rodrigues-A e Wilson Bonfim-C, integrantes da equipe BSB-Parque, fechando a corrida com o tempo de 26h18min.


A premiação dos vencedores foi realizada no Clube Recreativo da cidade na noite do dia 25 de janeiro.